quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Corpo cyborg e os dispositivos das novas tecnologias.

                                                                     Homero Luis Alves de Lima.



Com o crescente desenvolvimento cinetífico-tecnológicos o homem pode contar com de forma real com situações antes só apreciadas em filmes futuristas, tais como, robótica, a inteligência artificial, a biônica, a bioengenharia , a nanotecnologia, biologia molecular,a genômica e a biotecnologia para conceder diversas possibilidades de transformação tecnológico do corpo.
Com a convergência da engenharia de tecidos, a clonagem,o xenotransplante, a nanomedicina e o cultivo de células tronco inicia-se uma forma de promover a vida.

Com o auxilio da robótica médicos podem acompanhar seus pacientes á distância.As máquinas na medicina tomam um papel de fundamental importância para o aprimoramento de tratamento de deformações orgânicas. A junção máquina-homem nunca foi tão positiva e utilizada na medicina.Com o DNA, a decodificação do genoma há possibilidades de realizar ajustes ou melhoramentos na composição humana.Cada vez mais , a biologia investe no tecnológico e a biologia invade o mundo das máquinas, promovendo desta maneira uma nova versão humana: o ciborgue.
Essa união do tecnológico com biológico tem sido presente na cultura ocidental de tal forma que hoje além do termo ciborge também ganha força o “ciberspace” no qual introduz a digitalização e virtualização , dando ênfase a uma estrutura corporal onde grande parte da sociedade possui algum tipo de prótese, com órgão artificial, ou até mesmo “reprogramada” para resistir a determinadas doenças através de drogas, todos esses recursos são entendidos como tecnologicamente ciborgue (Gray e outros,1995).

Cada vez mais pessoas usam marcapassos eletrônicos, implantes de lentes de córnea, próteses eletrônicas e mecânicas de forma tão natural que mesmo sem se dar conta já se tornou um homem ciborgue, não se sabe mais identificar onde termina o corpo humano e inicia a máquina, rompendo assim com paradigmas tradicionais como : macho\fêmea,primitivo\civilizado,natureza\cultura,homem\máquina. Os ciborgues são seres simbióticos,misturas de carne e máquina cibernéticas, que surgem de novos paradigmas:o eletrônico-digital e a bioenergética.Nelas estão a tradução do mundo em pequenas quantidades de informação, permitindo desse modo sair da ficção para o cotidiano da sociedade atual.



LIMA,Homero Luis Alves.- Corpo cyborg e os dispositivos das novas tecnologias.
In:COUTO,Edvaldo Souza &GORLLNER,Silvana Vilodre.(orgs)Corpos Mutantes:Ensaios sobre novas(d)eficiências corporais-2ªEd-Porto Alegre:Editora da UFRGS,2009.

Um comentário:

  1. TUDO BEM ANDREA?

    MINHA PSICÓLOGA ME ODEIA.

    Quem de nós está imune a uma disfunção psíquica, nesta época que tem gente correndo até atrás do vento?
    Enclausurado por pequenos conflitos internos e cansado de tomar chás fitoterápicos de erva de São João, Sabugueiro, Camomila e erva Cidreira, passei por uma seção de acupuntura, e confesso que só voltei às duas últimas vezes ao consultório, não pelas agulhas e sim, pela competência profissional daquela loira acupunturista que realmente, me relaxava muito.

    Uma beleza!

    Mas, mesmo assim continuava com insônia, até que...

    ESTE É UM TRECHO DA CRÔNICA DO MEU BLOG:”HUMOR EM TEXTO”, DESTA SEMANA.

    SE ACHOU INTERESSANTE ATÉ AQUI, QUEM SABE GOSTARIA DE CONTINUAR.

    ESTOU LHE CONVIDANDO PARA ISTO.

    E PRINCIPALMENTE ,PARA QUE DEIXE SEU COMENTÁRIO, QUE NO BLOG É O MAIS IMPORTANTE PARA MIM.

    COMBINADO?

    UM ABRAÇÃO CARIOCA!

    ResponderExcluir