Anamaria da Rocha Jatobá Palacios.
A autora faz refletir que mediante as modificações culturais da humanidade, observa-se hoje que o mundo da publicidade principalmente a de cosméticos depositam no processo do envelhecimento suas cartadas para se propagar propondo inverter o envelhecimento. A partir desta linha cria-se o termo terceira idade para substituir a expressão velhice que dá idéia de decrepitude.
Surge a partir deste pensamento práticas da mídia que visam nesse público novas possibilidades para crescimento.Isso se dá graças ao desenvolvimento da medicina e sua conseqüente melhoria da qualidade de vida da população, melhorando sua longevidade.
Com essa nova realidade demográfica surge muito forte e ativo o grupo da terceira idade, com foco em atividades de lazer, turismo e autodesenvolvimento, surgindo os pacotes turísticos específicos, faculdade da terceira idade assim como diversos cursos e atividades culturais que atendam essa clientela.
Segundo Andrew Blaikie(1995), associa a generalização do termo terceira idade para referir-se à velhice, com a mudança de atitudes e valores relacionados a pós-modernidade. O autor enfoca o envelhecimento com perspectivas que privilegiam as dimensões discursivas e de construção social de imagens e de identidades. Assim, enquanto a modernidade e o industrialismo tiverem como base a ideologia do progresso, irá imperar a exortação do novo, da juventude resultando a desvalorização da experiência, ou seja a velhice torna algo obsoleto.
Portanto nessa vertente é que se aloja nessa faixa etária a vontade de persistir na aparência de boa saúde e um aspecto jovial para não sofrer discriminações, desta forma as sociedades contemporâneas, ao buscarem construir suas identidades, estabelecem distinções sociais através das escolhas que terminam por modelar a variedade de estilos de vida.
PALACIOS,Ana Maria da Rocha Jatobá.Velhice,palavra quase proibida;Terceira Idade,expressão quase hegemônica.In:COUTO,Edvaldo Souza &GORLLNER,Silvana Vilodre.(orgs)Corpos Mutantes:Ensaios sobre novas(d)eficiências corporais-2ªEd-Porto Alegre:Editora da UFRGS,2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário