sexta-feira, 4 de março de 2011

Resenha do livro:Educação e Tecnologias- O Novo Ritmo da Informação.





A autora Vani Moreira Kenski, nasceu no Rio de Janeiro.É graduada em Pedagogia e Geografia pela UERJ, doutora em Educação, pesquisadora do CNPq, orientadora de teses e dissertações no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Memória e Tecnologias. Autora de diversas obras entre elas Educação e Tecnologias – O Novo Ritmo da Informação.


 Vani M. Kenski produziu esse livro para educadores, jovens e outros leitores que possam ter interesse pelo assunto de educação e tecnologia. Com uma abordagem bem acessível ela propicia informações sobre o independente do grau de conhecimento das tecnologias atuais e seu uso na educação.

Segundo ela as tecnologias tão são antigas quanto a espécie humana.E por ser um produto do homem as tecnologias representam no processo histórico, o crescimento do domínio humano. Desde a idade da pedra o homem conseguiu manter sua espécie graças sua soberania em possuir a capacidade de raciocinar e desenvolver tecnologias ao seu favor, como também, por ele conviver em grupo possibilitando melhor adaptação e transformação do ambiente em que se vive.Assim, pode ser visto que historicamente observa-se que o desenvolvimento tecnológico de cada época da civilização, marcou a cultura e a forma de compreender a sua história.

Um grande marco na história da humanidade com as tecnologias, se deu com o surgimento das chamadas TICs(tecnologias da informação e comunicação), aqui as tecnologias passa a ser uma linguagem que se expande em diferentes espaços e tempos.

Ultrapassando o sentido da linguagem oral e escrita surge a linguagem digital, quebrando o paradigma da estrutura serial e hierárquica na articulação do conhecimento, produzindo novas relações entre conteúdos, espaços,tempos e para os indivíduos distintos.Modificando as posturas dentro das relações contemporâneas, envolvendo questões políticas,econômicas,financeiras,culturais e educacionais numa estância mundial.Através da internet e redes sócias essa nova linguagem digital promove mudanças significativas no comportamento humano, produzindo novas formas de agir, pensar e perceber o mundo.

Baseado na utilização das TICs a autora demonstra que as tecnologias são imprescindíveis para utilização na educação.Através dela novas possibilidades de construir o conhecimento são estabelecidas,articulando temas e assuntos de forma que não seja apenas um recurso mas sim, uma reconfiguração de espaços e tempos da informação em novos e diferenciados caminhos.Possibilitando a ação do aluno na problematização e construção do saber.Também é relatado pela autora formas que deram certo e as que não funcionaram na integração educação e tecnologia, demonstrando que para dar certo é necessário empenho e conhecimento por conta do educador das tecnologias digitais e seu emprego na educação.

Vani endossa o valor da educação na atualidade, como uma entidade de fundamental importância na formação do individuo para cidadania, aquisição de novas habilidades, atitudes e valores que possibilitem viver e conviver em seu meio social.Portanto, quanto mais novas informações se tem mais chances de ascensão e adaptação as transformações sociais. Nessas tansformações está inserido as TICs e o ciberespaço que no espaço pedagógico oferece novos desafios e possibilidades tanto para os alunos quanto ao professor onde ela cita diversas propostas de ensino mediadas pelas TICs com o intuito de renovar a educação voltada para a contemporaneidade.um grande exemplo é a educação á distância antes vista como uma ameaça ao professor., no entanto, hoje é vista como uma educação que liberta,pois, possibilita a deslocalização espaço-temporal.

O livro também aborda como as salas de aulas atreladas ao uso das TICs tornariam uma nova realidade  para o futuro dos educadores e educandos. Possibilitando uma escola não mais focada na produção de clássicos e científicos e sim em uma formação para o trabalho, em permanente transformação, possibilitando a autonomia do aluno de forma que ele possa “aprender a aprender”. Essas alterações que reorientam o processo escolar ,transformam os estabelecimentos de ensino em novos estabelecimentos de aprendizagem, trazendo em tona uma nova realidade: as comunidades virtuais de aprendizagem, ganhando novas dimensões os tempos , os espaços e as estruturas organizativas das escolas.

Refletindo sobre as questões que envolvam o futuro das tecnologias e a educação, Vani leva a tona à existência dos nativos digitais e os excluídos digitais e a necessidade de redefinir conceitos permitindo a democratização das tecnologias digitais. Onde através de um grande movimento (redes sociais) desencadeado pelo uso de programas e softwares livres propicia o desenvolvimento de novas estratégias didáticas dando alicerce a professores e alunos rumo ao novos ritmo da educação e informação.



A leitura deste livro é de grande valia para professores ,gestores, estudantes da área de educação e pesquisadores do processo de ensino e aprendizagem mediados pelas tecnologias digitais. Pois,com uma abordagem bastante clara a autora mostra a importância das TICs e como ela já faz parte do cotidiano da sociedade; ela explicita como ela deve ser utilizada para auxiliar o processo educativo atual.

Andréa Maria Gonçalves Lins de Albuquerque.Estudante do curso de especialização em Educação e Novas Tecnologias-FACED-UFBA.

Um comentário:

  1. boa tarde desculpe incomódá-la mandando esta mensagem.Por acaso você tem este livro em pdf?Grato pela sua atenção.

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